Firefox Blog Brasil - Redescubra a Web

Firefox é um navegador como Internet Explorer. A diferença é que nenhum browser antes dele conseguiu o sucesso que ele faz por sua extrema qualidade. Criado pela associação sem fins lucrativos Mozilla, Firefox é o navegador mais seguro, mais rápido, mais customizável e mais amado do momento, além de totalmente GRÁTIS! Leia o blog, faça o download, instale o Firefox e tire suas próprias conclusões.

quarta-feira, janeiro 11, 2006

Extensões

Hoje vamos falar sobre extensões. Na minha opinião o Firefox é um browser comum, robusto, clean, rápido, mas comum. O que realmente faz dele um navegador de tirar o fôlego são as extensões (se você já tem Firefox instalado, apenas clique em Ferramentas > Extensões, depois clique em mais extensões).

As extensões do Firefox são programas minúsculos (geralmente abaixo de 100kb) super fáceis de instalar e que foram produzidos para serem integrados ao Firefox de maneira intuitiva.

Aqui está uma lista das extensões que eu recomendo e penso serem essenciais para que você possa sentir a completa facilidade do melhor browser do momento:

Adblock Plus - Faz sumir banners e bloqueia pop-ups mais eficientemente ainda.
BugMeNot - Preenche formulários com qualquer coisa pra sites oportunistas que querem pegar seu e-mail pra mandar spam depois.
DownThemAll! - Faz o download de vários links de uma vez, em vez de ter que ficar clicando em cada link ele capta todos.
Fasterfox - Deixa o navegador ainda mais veloz.
Forecastfox - Mostra condições do tempo atual (temperatura, estado do céu e velocidade dos ventos) e previsão do tempo também em uma barrinha muito discreta, e que abre apenas de vez em quando.
Google Toolbar for Firefox - Criada pelo Google, tem alguns detalhes e recursos extras, pra você que usa o Google toda hora, é uma boa. Mas um campo de busca do Google já vem integrado ao Firefox.
IE View - Caso a página só possa ser vista pelo IE (alguns webmasters irresponsáveis ainda fazem isso), é só clicar com o botão direito e depois em ver esta página no IE.
Linkification - Deixa todos os endereços da web e e-mails clicáveis. Até mesmo em textos planos como ".txt".
ListZilla - Lista todas as suas extensões, usei-o pra fazer esta lista =)
Nuke Anything Enhanced - Não gostou de alguma coisa de alguma página? É só clicar com o botão direito e depois em ""Remover este objeto. PUMBA! Acabou o objeto, e você pode fazer isso com banners, logotipos, links, etc.
Orkut Toolbar - Se você é usuário inveterado do Orkut, nada melhor do que uma barra de ferramentas que te permite fazer buscas por amigos e comunidades facilmente, além de ir direto pra seção que quiser (Home, Scrapbook, Perfil, etc).
PDF Download - Te dá a opção de ver o PDF na tela do navegador ou fazer o download do arquivo.
Search Engine Ordering - Te permite organizar do seu jeito a barrinha de pesquisas do Firefox, aí dá pra adicionar Submarino, MercadoLivre, etc.
Tabbrowser Preferences - Ajuda um pouco a organizar as abas, chamadas tabs.
Text to Image - Quando alguém cola um link de uma foto, ele automaticamente mostra a foto, em vez do link. Esta extensão é de fácil ativação/desativação.


Ufa! E há muitas mais que provavelmente são ótimas e eu ainda não descobri, é só baixar o Firefox e instalá-las. Você irá, de verdade, redescobrir a web.

Veja alguns artigos sobre as extensões do Firefox, infelizmente a mídia brasileira cobre muito pouco o Firefox, então são todos em inglês, exceto o primeiro:
Blog Extensões Firefox
USA Today - Using Firefox? Extensions make browser better
Quick Online Tips: 50 Best Firefox Extensions for Power Surfing
Wired News - The Firefox Hacks You Must Have

Enfim, isso é tudo. Amanhã tem mais coisas interessantes sobre este interessantíssimo browser. Até lá!

1 Comentários:

  • às 16 janeiro, 2006 20:23, Anonymous Anônimo postou… | link permanente

    Olá, sou grande fã do Firefox e estou indicando para todos meus amigos o seu site, adorei sua iniciativa e o blog está muito bom, rico de informações e dicas !
    Continue assim, parabéns!
    Já está nos meus Favoritos...
    Um abraço e sucesso!

     

Postar um comentário

<< Home